O que é Central de Pesquisa Google (search console)

Google-Search-Console-oferece-ferramentas-para-ajuda-lo

A Central de Pesquisa Google (Google Search Console ou Center) é uma interface da web que ajuda os profissionais de SEO e proprietários de sites a entender como o Google vê seu conteúdo. Ele inclui ferramentas para monitorar e otimizar o desempenho da pesquisa, além de insights sobre como os usuários interagem com suas páginas.

A Central da Pesquisa Google (Google Search Console) é um serviço gratuito, que fornece aos webmasters e profissionais de marketing, informações sobre a visibilidade de seus sites nos resultados de pesquisa do Google. Incluindo informações sobre os cliques que eles recebem dos usuários e os links que eles têm de outros sites.

O Google Search é um serviço online oferecido pelo Google que permite que as pessoas usem o banco de dados de páginas da web do mecanismo de pesquisa para encontrar informações sobre vários tópicos.

Central de Pesquisa Google para iniciantes

Essa playlist nos ajudou e pensamos que pode ajudar você, que está começando agora, e precisa escalar as visitas no site da sua empresa:

A Central da Pesquisa Google (search console) oferece ferramentas e relatórios para as seguintes ações:

  • Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site;
  • Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado;
  • Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google para seu site: com que frequência seu site aparece na Pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram seu site, com que frequência os pesquisadores clicam nessas consultas e muito mais
  • Receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas em seu site;
  • Mostrar quais sites estão vinculados ao seu site;
  • Solucione problemas de AMP, usabilidade em dispositivos móveis;
  • Além de outros recursos de pesquisa.
Google-Search-Console-oferece-ferramentas-para-ajuda-lo

Quem deve usar a Central da Pesquisa Google (search console)?

Qualquer pessoa com um site! Do curioso ao especialista, do iniciante ao avançado, o Search Console pode ajudá-lo.

Proprietários de empresas:  mesmo que você não esteja usando o Search Console (Central da Pesquisa Google), você deve estar ciente disso, familiarizar-se com os conceitos básicos de otimização de seu site para mecanismos de pesquisa e saber quais recursos estão disponíveis na Pesquisa do Google.

Especialistas em SEO ou profissionais de marketing:  como alguém focado em marketing on-line, o Search Console ajudará você a monitorar o tráfego do seu site, otimizar sua classificação e tomar decisões informadas sobre a aparência dos resultados de pesquisa do seu site. Você pode usar as informações da Central da Pesquisa Google para influenciar decisões técnicas para o site, e fazer análises de marketing sofisticadas em conjunto com outras ferramentas do Google, como Analytics, Google Trends e Google Ads.

Administradores do site:  como administrador do site, você se preocupa com a operação saudável do seu site. O Search Console (Central da Pesquisa Google) permite monitorar facilmente e, em alguns casos, resolver erros do servidor, problemas de carregamento do site e problemas de segurança, como hackers e malware. Você também pode usá-lo para garantir que qualquer manutenção ou ajuste do site ocorra sem problemas em relação ao desempenho da pesquisa.

Desenvolvedores da Web: se você estiver criando a marcação e/ou código real para seu site, a Central da Pesquisa Google (Search Console) ajudará você a monitorar e resolver problemas comuns com marcação, como erros em dados estruturados.

Conclusão

De qualquer maneira, posição ou situação, a Central da Pesquisa Google é a solução perfeita para quem tem um site na internet.

Se você quer ver a sua empresa alcançar mais pessoas de maneira orgânica na internet, é bom conhecer ao menso o básico desta ferramenta.

Você também pode acessar uma comunidade através deste link: https://support.google.com/webmasters/