A Central de Pesquisa Google (Google Search Console ou Center) é uma interface da web que ajuda os profissionais de SEO e proprietários de sites a entender como o Google vê seu conteúdo. Ele inclui ferramentas para monitorar e otimizar o desempenho da pesquisa, além de insights sobre como os usuários interagem com suas páginas.
A Central da Pesquisa Google (Google Search Console) é um serviço gratuito, que fornece aos webmasters e profissionais de marketing, informações sobre a visibilidade de seus sites nos resultados de pesquisa do Google. Incluindo informações sobre os cliques que eles recebem dos usuários e os links que eles têm de outros sites.
O Google Search é um serviço online oferecido pelo Google que permite que as pessoas usem o banco de dados de páginas da web do mecanismo de pesquisa para encontrar informações sobre vários tópicos.
Central de Pesquisa Google para iniciantes
Essa playlist nos ajudou e pensamos que pode ajudar você, que está começando agora, e precisa escalar as visitas no site da sua empresa:
A Central da Pesquisa Google (search console) oferece ferramentas e relatórios para as seguintes ações:
- Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site;
- Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado;
- Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google para seu site: com que frequência seu site aparece na Pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram seu site, com que frequência os pesquisadores clicam nessas consultas e muito mais
- Receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas em seu site;
- Mostrar quais sites estão vinculados ao seu site;
- Solucione problemas de AMP, usabilidade em dispositivos móveis;
- Além de outros recursos de pesquisa.
Quem deve usar a Central da Pesquisa Google (search console)?
Qualquer pessoa com um site! Do curioso ao especialista, do iniciante ao avançado, o Search Console pode ajudá-lo.
Proprietários de empresas: mesmo que você não esteja usando o Search Console (Central da Pesquisa Google), você deve estar ciente disso, familiarizar-se com os conceitos básicos de otimização de seu site para mecanismos de pesquisa e saber quais recursos estão disponíveis na Pesquisa do Google.
Especialistas em SEO ou profissionais de marketing: como alguém focado em marketing on-line, o Search Console ajudará você a monitorar o tráfego do seu site, otimizar sua classificação e tomar decisões informadas sobre a aparência dos resultados de pesquisa do seu site. Você pode usar as informações da Central da Pesquisa Google para influenciar decisões técnicas para o site, e fazer análises de marketing sofisticadas em conjunto com outras ferramentas do Google, como Analytics, Google Trends e Google Ads.
Administradores do site: como administrador do site, você se preocupa com a operação saudável do seu site. O Search Console (Central da Pesquisa Google) permite monitorar facilmente e, em alguns casos, resolver erros do servidor, problemas de carregamento do site e problemas de segurança, como hackers e malware. Você também pode usá-lo para garantir que qualquer manutenção ou ajuste do site ocorra sem problemas em relação ao desempenho da pesquisa.
Desenvolvedores da Web: se você estiver criando a marcação e/ou código real para seu site, a Central da Pesquisa Google (Search Console) ajudará você a monitorar e resolver problemas comuns com marcação, como erros em dados estruturados.
Conclusão
De qualquer maneira, posição ou situação, a Central da Pesquisa Google é a solução perfeita para quem tem um site na internet.
Se você quer ver a sua empresa alcançar mais pessoas de maneira orgânica na internet, é bom conhecer ao menso o básico desta ferramenta.
Você também pode acessar uma comunidade através deste link: https://support.google.com/webmasters/