10 ferramentas de monitoramento de redes sociais, algumas gratuitas e ferramentas de escuta em Redes Sociais, para ajudar você ou sua marca a progredir e a encontrar ideias úteis.
A chave para aproveitar ao máximo as mídias sociais é ouvir o que o público tem a dizer sobre você, seus concorrentes e o mercado em geral.
Após ter os dados, você pode realizar análises e, finalmente, alcançar a inteligência de negócios sociais; usando todos esses insights para conhecer melhor seus clientes e melhorar sua estratégia de marketing.
Se você é um iniciante em marketing de Redes Sociais, essa lista das principais ferramentas gratuitas de monitoramento de mídia social vai ser muito útil.
Ao procurar uma ferramenta, é uma boa ideia, experimentar algumas delas para depois escolher a que melhor atenda às suas necessidades.
1. Alertas do Google
Com o Alertas do Google, (essa é a ferramenta gratuita Top) você pode monitorar a Web em busca de novos conteúdos interessantes, menções à sua marca ou até mesmo a si mesmo, seus concorrentes, líderes do setor e assim por diante. Como eles são extremamente fáceis de configurar, isso é uma montagem de mídia social para iniciantes.
Ao criar um “Alerta do Google”, você receberá notificações por e-mail toda vez que o Google encontrar novos resultados em um tópico que lhe interesse em blogs, fóruns e sites de notícias.
2. Hootsuite
O Hootsuite é uma das melhores ferramentas de escuta de mídia social gratuitas disponíveis e abrange várias redes sociais, incluindo Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+. É bem conhecido por suas funções de gerenciamento de mídia social.
Os relatórios semanais e o excelente mecanismo de gerenciamento de equipe (delegação de tarefas, envio de mensagens privadas) podem ser muito úteis quando há mais de uma pessoa lidando com as contas de mídia social.
Essa não é uma ferramenta 100% grátis, mas começa como uma ferramenta gratuita e top de linha!
3. Buffer
O Buffer é uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais que oferece uma versão gratuita com recursos limitados. A versão gratuita permite agendar até 10 postagens por mês e acompanhar até 3 contas de mídias sociais.
4. Buzzsumo
O Buzzsumo é uma ótima ferramenta para pesquisa de conteúdo, mas também tem uma excelente maneira de analisar e monitorar suas páginas no Facebook. Com as métricas em torno de cada postagem individual, mais interessante é a capacidade de ver qual conteúdo apresenta melhor desempenho.
O Buzzsumo dirá qual dia é o melhor para postar, quanto tempo seus posts devem ser, quais categorias de conteúdo funcionam melhor e estatísticas mensais ao longo do tempo.
5. HowSociable
O HowSociable é uma ferramenta útil para medir sua presença na mídia social de seus concorrentes.
Uma conta gratuita permite que você acompanhe 12 sites sociais, incluindo o Tumblr e o WordPress. No entanto, se você estiver interessado em mais 24, como Facebook, Pinterest, Twitter, etc., é necessária uma conta paga.
A abordagem da HowSociable ao monitoramento social é um pouco diferente, pois divide as pontuações em diferentes plataformas de mídia social, permitindo que você veja quais plataformas de mídia social funcionam melhor para você e quais precisam de mais desenvolvimento.
6. Mention
A Mention é uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais que permite acompanhar menções da sua marca em todas as principais redes sociais. A versão gratuita permite monitorar até 10 palavras-chave e 100 menções por dia.
A Zoho Social é uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais que também oferece recursos de monitoramento. A versão gratuita permite monitorar até 3 contas de mídias sociais e acompanhar até 100 menções por dia.
A versão paga oferece recursos adicionais, como a capacidade de monitorar mais contas, acompanhar mais menções e gerar relatórios personalizados.
8. Social Mention
A “Social Mention” é um mecanismo de pesquisa direto para encontrar menções de sua marca (ou qualquer outro termo). Parece um pouco com o Google quando é simples, claro e rápido.
9. TweetReach
O TweetReach é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar a performance dos seus tweets. A versão gratuita permite acompanhar até 50 tweets por relatório.
A versão paga oferece recursos adicionais, como a capacidade de monitorar mais tweets e gerar relatórios detalhados.
10. Brandwatch
A Brandwatch é uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais que oferece uma versão gratuita com recursos limitados. A versão gratuita permite monitorar até 5 contas de mídias sociais e acompanhar até 100 menções por dia.